quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vi e Gostei: Cisne Negro (Black Swan)

Este filme deu o que falar. Cisne Negro (2010) teve uma enorme repercussão antes mesmo de chegar aos cinemas e surpreender milhares de espectadores. Com atuações brilhantes de Natalie Portman (Nina Sayers), Mila Kunis (Lily) e Vincent Cassel (Thomas Leroy), a história gira em torno de uma bailarina perfeccionista (Nina) que consegue o papel principal no espetáculo renovado O Lago dos Cisnes na companhia de balé em que dança, após a aposentadoria da antiga protagonista (Winona Ryder). O papel abrange a história de uma jovem princesa que sofre de uma maldição e se transforma em um cisne branco, e só retorna à forma humana à noite. Sua única salvação é o amor verdadeiro de um príncipe, o qual a encontra e se apaixona perdidamente. Porém, a doce princesa possui uma irmã gêmea que é totalmente seu oposto e, ao saber do amor de sua irmã e do príncipe, trata de seduzí-lo e roubá-lo dela. A história tem um fim trágico, com o suicídio da princesa por perder seu amor.


Pôster oficial do filme
Nina dedica toda sua vida à dança e tem uma relação um tanto estranha com sua mãe Erica (Barbara Hershey), que incentiva a ambição profissional da filha devido ao seu fracasso na mesma profissão. O dever de Nina é representar no palco ambos os papéis do Cisne Branco e sua irmã gêmea maligna, o Cisne Negro, mas é capaz de interpretar com inocência e graça o papel do Cisne Branco e sua de repente rival Lily é a personificação do Cisne Negro, com toda a malícia e sensualidade que o papel exige.

Lily convence Nina a sair com ela para jantar
A partir de então, Nina se vê em um conflito interno, tornando-se perturbada e cada vez mais decidida a ser a mais perfeita bailarina possível, entrando em contato com seu lado mais sombrio e revirando seu psicológico ao avesso. A produção rendeu nada mais nada menos que 5 indicações ao Oscar 2011 (Melhor Filme, Melhor Diretor: Darren Aronovsky, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Atriz), sendo um entregue a Natalie Portman como Melhor Atriz. O filme é realmente surpreendente e perturbador e o beijo lésbico entre Nina e Lily é um dos pontos altos, pois mostra como a personalidade de Nina começa a se tornar obscura e sua realidade passa a ficar distorcida.


A transformação de Cisne Branco para Cisne Negro é impressionante

Nina Sayers caracterizada de Cisne Negro
 Abaixo você confere o trailer do filme, que ainda não está disponível para compra em DVD no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário