quarta-feira, 16 de março de 2011

E surge a 7ª Arte!

Como postagem de apresentação, vamos contar um pouco sobre a história do cinema, do que se trata, onde surgiu, entre outros fatores que contribuíram para sua existência. Pois vamos ao que interessa:

O cinema surgiu através da combinação de várias inovações, desde o domínio fotográfico até a invenção e utilização de jogos ópticos. Baseados na invenção de Edison (em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio; o último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson mas com funções limitadas - o cinetoscópio não projetava o filme), Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar). A primeira exibição pública paga foi organizada pelo pai dos irmãos Lumière, Antoine, no dia 28 de dezembro de 1895, data comumente conhecida como o nascimento do cinema, considerada um sucesso. As histórias americanas dão créditos a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando o que ele fez foi apenas exibir pequenos vídeos em máquinas caça-níqueis, sendo sempre contra a exibição em grandes salas para que não perdesse a fonte lucrativa. Há também histórias que indicam o surgimento do cinema com os "homens das cavernas", que desenhavam sequências nas rochas.

Irmãos Lumière
  "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière. No mesmo ano, lançaram o filme "The Sprinkler Sprinkled", uma pequena comédia. Menos de 6 meses depois, Edison projetou seu primeiro filme, "Vitascope".
Durante 30 anos, o cinema foi desprovido de som, chamado de cinema "mudo". Alguns eram acompanhados por composições musicais, narrações e efeitos especiais, mas a sincronização do som com a imagem ainda não havia dado certo. Com a inovação dos efeitos especiais, a técnica de edições de imagens e o conceito de cinema "educador", os filmes que possuíam duração de 10 a 15 minutos, passaram a ser mais longos. "The Story of The Kelly Gang", filme australiano lançado em 1906, é considerado o primeiro longa metragem da história do cinema. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone, que consistia na gravação de som sobre um disco. A própria Warner lançou, em 1927, o filme  "The Jazz Singer", o musical que apresentou pela primeira vez na história do cinema alguns diálogos e canções sincronizados aliados a partes totalmente sem som. "The Lights of New York", lançado em 1928 (também da Warner), foi o primeiro filme com som totalmente sincronizado.
Em meados de 1930, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No restante do mundo, a transição do mudo para o falado foi realizada mais lentamente, por razões econômicas. Em 1929, foi criado o Academy Awards ou Oscar, como é mundialmente conhecido, que premia os melhores do cinema até hoje.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário